Com atualizações semanais!

Com atualizações semanais!
Com atualizações semanais!

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dica do Dia - Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Parque

Mapa de localização do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
Fonte: FATMA, 2009.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior Unidade de Conservação de proteção integral do Estado de Santa Catarina. Ocupa cerca de 1% do território de Santa Catarina, com uma extensão de aproximadamente 84.000 hectares. Foi criado no ano de 1975 por iniciativa do padre e botânico Raulino Reitz (renomado pesquisador catarinense), através do Decreto n° 1.260/75. A gestão do Parque é realizada pela Fundação do Meio Ambiente - FATMA.
Abrangendo áreas de oito municípios (Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes), o Parque protege extensas áreas de serras, planícies e também as ilhas do Andrade, Fortaleza/Araçatuba, Três Irmãs, Moleques do Sul, Siriú, Coral, dos Cardos e a ponta sul da Ilha de Santa Catarina.

Arquipélado de Moleques do Sul - Zona intangível do Parque
Foto: Zé Paiva - Arquivo FATMA

O Parque do Tabuleiro é considerado Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, instituído pela UNESCO, sendo uma área prioritária para a conservação deste bioma. Possui cinco das seis composições botânicas (ecossistemas) existentes no Estado. Começa no litoral, com as paisagens da Restinga e Manguezal, subindo a serra, passa pela Floresta Pluvial da Encosta Atlântica, Floresta de Araucárias e nas partes mais altas, encontram-se os Campos de Altitude.
O Parque também protege uma riqueza imensurável de recursos hídricos. Rios, cachoeiras e córregos são responsáveis pelo fornecimento de água potável, abastecendo cerca de 1 milhão de moradores da Grande Florianópolis. Há também um grande complexo de águas termais, que representam enormes benefícios á saúde. Estas águas afloram nas regiões de Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas.

Cachoeira
Foto: Zé Paiva - Arquivo FATMA

Outro destaque do Parque é a diversidade geológica. Na planície costeira, a Baixada do Maciambu, pode-se observar um monumento geológico de importância mundial, formado por cordões arenosos semicirculares. Estes cordões são marcas do recuo das águas do mar durante o período quaternário (aproximadamente 8.000 anos), que depositou sedimentos, formando as planícies costeiras. Estas áreas apresentam variados ambientes, como lagos, lagunas, banhados, restingas, tômbolos, dunas e praias.
   Cordões arenosos da Baixada do Maciambu
 Foto: Zé Paiva - Arquivo FATMA
As paisagens das serras são formadas por diferentes feições, morros, montanhas, vales, cachoeiras, tabuleiros, picos, encostas e escarpas. São cinco serras protegidas pelo Parque, a Serra do Tabuleiro, Capivarí, Santa Albertina, Morretes e a Serra do Cambirela, onde está localizado o pico culminante do parque, com 1.288 metros de altitude.

Serra do Cambirela
Foto: Zé Paiva - Arquivo FATMA

Fonte:
Diagnóstico do Meio Físico e Biótico do Produto Básico do Zoneamento do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, 2000.
Site da FATMA - Fundação do Meio Ambiente - http://www.fatma.sc.gov.br/


Enviado por Marcio Soldateli

Nenhum comentário:

Postar um comentário