Com atualizações semanais!

Com atualizações semanais!
Com atualizações semanais!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Oymyakon

Eis o lugar que esta na minha lista de "VISITAR ANTES DE MORRER", descobri hoje a cidade de Oymyakon, a localidade habitada mais fria do mundo.
Oymyakon  é uma localidade do Leste da Sibéria (Rússia), junto ao Rio Indigirka, na República de Sakha, e tem cerca de 1000 habitantes. É conhecida por ter o recorde de temperatura mais baixa numa localidade permanentemente habitada, com o valor de -71.2ºC (-96ºF), que ocorreu em Janeiro de 1926.
Oymyakon situa-se a 63° 15' Norte de latitude e 143° 9' Este de longitude, a cerca de 800 quilómetros a leste de Yakutsk, uma das mais importantes cidades da Sibéria.
No dialecto local Oymyakon significa água não congelada por causa da proximidade de fontes naturais de água. O solo é permanentemente congelado, do tipo permafrost.
A vida é extremamente difícil, e os habitantes alimentam-se de cavalo e rena. O curto período estival permite obter alguns vegetais, ausentes dos hábitos alimentares durante todo o resto do ano. Os transportes são igualmente dificultados pelo facto de combustíveis como o gasóleo congelarem a -50ºC (-58ºF). A escola encerra quando as temperaturas se situam abaixo dos -52ºC. A tinta das esferográficas congela habitualmente e todo o equipamento electrónico apresenta comportamento bizarro em função das diferentes reacções de dilatação e contracção dos metais a temperaturas extremamente baixas.
Alba a Ojmjakon
Casa tipica di Ojmjakon
Não deixe de visitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário