Com atualizações semanais!

Com atualizações semanais!
Com atualizações semanais!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Destino em Destaque

  • Por Fê Costta
    Às margens do estreito de Bósforo, entre o Mediterrâneo e o Mar Negro, numa posição estratégica que divide Europa de Ásia, está fincada Istambul. Dividida entre dois continentes, a discrepância entre ocidente e oriente é evidente. É aqui que ambas as culturas se encontram, se misturam, se complementam. Istambul tem um clima mágico, um misto de cheiros, um exotismo no ar.

    Quase dois mil anos de disputas foram responsáveis por fazer dela um museu a céu aberto, recheada de construções milenares e muita história para contar. A eterna Constantinopla foi ainda cenário das mil e uma noites promovida por sultões em haréns soberbos, ainda hoje existentes.


    Crédito: CyberMacs, do Yahoo! Repórter


    Istambul é também a cidade das mesquitas. Aonde quer que se vá, tem sempre uma imperando na paisagem, há sempre uma ecoando o chamado dos muezins, há sempre uma furando o céu com seus pontiagudos minaretes. A mais famosa é a Mesquita Azul, obra prima do mestre Sinán, decorada em azulejos Iznik e vitrais azuis. É a única da cidade a possuir seis minaretes, o que mostra a sua importância não só em Istambul, mas no mundo islâmico de maneira geral.

    Dividindo a atenção, está a Hagia Sophia, também conhecida como Santa Sofia, idealizada como catedral e posteriormente transformada em mesquita. Sua ornamentação de 30 milhões de mosaicos dourados formam um conjunto de enorme beleza e seu gigantismo interno tem seu ápice na cúpula de 30 metros de diâmetro.

    A cidade ainda conta com inúmeras atrações, como o Palácio Topkapi, Palácio Dolmabahçe, Cisterna Yerebatan, Torre Galata, Museu Arqueológico e as ruínas das muralhas bizantinas. Também é imperdível uma visita ao Grande Bazar, o mercado antigo de compras, com seu efervescente comércio de especiarias e objetos típicos de decoração, como o narguilê, louças coloridas e tapetes de seda.


    Crédito: vil.sandi, do Yahoo! Repórter


    Para desbravar Istambul, o ideal é conhecê-la a pé e assim poder curtir melhor cada canto de sua história. Para maiores distâncias, o transporte público é bastante eficiente e consta de metrô e ônibus elétrico.

    A gastronomia turca é saborosa. Baseada em carnes grelhadas, sobretudo as de cordeiro, tem como pratos clássicos os kebabs. Para finalizar as refeições ao melhor estilo turco, peça baklava e chá de maçã. Os restaurantes típicos Teras e Balikçi Sabahattin são ótimas opções.

    Istambul é uma cidade segura que vive praticamente do turismo. O ideal é ficar na parte européia, em Sultanahmed. Outros bairros em volta, como Sirkeci, Eminonu e Beyazid são também interessantes. O melhor hotel de Istambul é sem dúvida alguma o luxuoso Four Seasons, encravado estrategicamente numa antiga cadeia ao lado da Hagia Sophia. Mas, se o bolso não comporta grandes requintes, na mesma região existe uma infinidade de hotéis econômicos, como o Hotel Agan.

    A Turquia favorece o turismo para brasileiros, como isenção de visto e vôo direto desde São Paulo pela companhia Turkish Airlines.  A melhor época é de abril a setembro, quando as temperaturas estão mais agradáveis e sem muito perigo de chuvas. Para conhecer Istambul o ideal é ficar no mínimo 5 dias e para quem dispõe de ainda mais tempo, vale à pena visitar o interior do país, como a Capadócia e também seu lindo litoral mediterrâneo, como Kusadasi, Bodrum e Antalya.

    Matéria publicada AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário