O recente caso da usina nuclear de Fukushima deixa as pessoas com receio, principalmente os que lembram do desastre de Chernobyl.
Chernobyl
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entenda o caso de Chernobyl
Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reator da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioativa contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe na Africa. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reator provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.
Como ocorreu o acidente
No início da madrugada do dia 26, às 1:23 horas, aproveitando um desligamento de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reator a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrons ser à base de grafite, o reator poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer.
As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo. Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente. O acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atômica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.
Medidas de descontaminação
Uma espécie de "caixão" de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reator que explodiu a fim de isolar o material radioativo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reator e uma espécie de magma radioativo. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas
O que aconteceu no Japão?
Depois do terremoto e do tsunami de Sendai em 2011, a cidade de Fukushima sofreu uma grandes danos causados pelo terremoto, incluindo problemas com a escassez de água e racionamento de gasolina. Embora o Fukushima Daiichi Usina Nuclear em Okuma é cerca de 50 milhas de distância da cidade de Fukushima, devido ao desenvolvimento de uma zona de evacuação grande ao redor da planta, muitos moradores foram evacuados para localidades próximas, incluindo a cidade de Fukushima. Os níveis de radiação perto da fábrica atingiram o pico de 400 milissieverts após o terremoto e tsunami, devido aos danos recebidos. Isso resultou em aumento registado níveis de radiação no Japão.
Obs: As fotos abaixo são de Chernobyl.
Nenhum comentário:
Postar um comentário