Com atualizações semanais!

Com atualizações semanais!
Com atualizações semanais!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

E a moda é ECOTURISMO. 2

Ecoturismo no Rio Grande do Sul.

O Rio Grande do Sul é um cenário ideal para a prática do Ecoturismo. Seus ambientes se dividem em regiões tão próximas uma da outra e tão diferentes ao mesmo tempo.

Começamos pela imensa Planície Costeira, plana, diferenciada, abrigando refúgios de Mata Atlântica com trilhas na encosta da Serra Geral e o maior conjunto de lagoas de água doce das Américas. A natureza aqui se mostra grandiosa, como nas Guaritas de Torres e nos encantos da Lagoa do Peixe em Mostardas e Tavares, com um paraíso visual no bater das asas de milhares de aves migratórias.

No sul do estado, a Costa Doce apresenta o seu mar de dentro, a imensidão da Laguna dos Patos, recortada por encostas com vegetação deslumbrante e caminhos que percorrem os campos de dunas e cruzam o banhado do Taim, com uma riqueza natural impressionante.

Na região Metropolitana, as marcas da Serra do Sudeste, impressiona no verde do Parque do Delta do Jacui e nas trilhas pelos morros da capital. Pertinho, a natureza mostra sua beleza nas águas, morros e trilhas do Parque Estadual de Itapuã. Porém, os olhos e o coração viajam mais alto quando se visualiza os Aparados da Serra. Região de Mata de Araucárias, com estrutura para receber os visitantes e encantar quem chega seja pelas trilhas no interior dos cânions ou percorrendo os campos ondulados de cima da serra. E por falar em serra, a paisagem dos vales da Serra Gaúcha possibilitam um contato direto com a cultura local e sua natureza. Seja na Rota das Araucárias no nordeste do Estado, seja na região da Uva e Vinho, o visitante poderá experimentar momentos de integração com a força da natureza dos morros que emolduram a paisagem. Paisagem que se mostra encantada nas trilhas de Canela, no esplendor da Cascata do Caracol e no interior dos caminhos rurais. Mas tem muito mais.

No centro do Estado, as Guaritas de Caçapava do Sul impõem respeito e agradecimento pela maravilha da natureza. Perto delas, a região da quarta colônia integra suas trilhas pela Mata Atlântica com a tradição dos italianos. Aqui, o Bioma Pampa, único no Brasil apresenta sua força. Planícies de perder de vista, Morros e Cerros emolduram uma paisagem que guarda a mais pura tradição do gaúcho.No norte do estado, as barrancas do Rio Uruguai criam um ambiente cheio de surpresas em meio à Mata de Araucárias, campos, e espécies vegetais que marcam o início da Floresta do Alto Uruguai onde o grande roncador, o Salto do Yucumã, maior queda d’água longitudinal do Brasil, envolve seu olhar e seu fôlego.

Esse é o rio Grande Natural, diversificado, rico em belezas naturais e pronto para bem receber. Curta a natureza gaúcha e cuide de cada pedaço desse chão como se fosse seu, pois somos os verdadeiros donos da terra e de nós depende seu cuidado!


Áreas Protegidas

» Parques


Atividades

» Observação de Aves
» Passeios de Barco
» Trilhas na Natureza


Ecossistemas Gaúchos

» Ecossistemas Gaúchos

Nenhum comentário:

Postar um comentário