Moçambique
Beleza e pobreza raramente rimam fora do mundo das palavras. Uma das exceções pode ser Moçambique, um país pobre em termos materiais, mas extremamente belo. Os anos difíceis da guerra civil, iniciada logo depois de sua independência de Portugal, em 1975, e que se arrastou até 1992, só agora estão sendo superados por um vigoroso crescimento econômico (o índice foi de 6,2% em 2010), mas que ainda não tem se refletido, de fato, na vida da população mais pobre.
Apesar das dificuldades enfrentadas por grande parte do povo, Moçambique é um destino seguro e acolhedor. Com os brasileiros, a relação é ainda mais especial, por conta da língua compartilhada. Embora os moçambicanos tenham um sotaque bastante diferente, eles compreendem bem o português falado por brasileiros. Isso se deve, em boa parte, às novelas da Rede Globo exibidas lá, sem dublagem – e que fazem o maior sucesso.
Com cerca de 2.400 km de litoral, Moçambique é um destino cheio de opções tanto para quem está a fim de uma viagem com sabor de aventura como para quem busca conforto e exclusividade. Sim, você leu direitinho. Além de um destino para mochileiros que acham o máximo pegar um barco e navegar por horas para chegar às melhores praias, o país africano é um verdadeiro paraíso tropical, com ilhas cercadas por uma impressionante água turquesa e resorts cheios de mordomias.        
Para satisfazer esses dois tipos de viajantes, Viaje Mais visitou o país e indica dois destinos incríveis. Um é a Ilha de Moçambique, primeiro assentamento português na costa do Oceano Índico. O outro é o Arquipélago de Quirimbas, reserva natural banhada por uma água azulzinha e que mescla ilhas com resorts super bem estruturados e outras com bucólicos cenários de ruínas e ruas de areia. Antes de conhecer esses lugares especiais, confira uma escala na capital moçambicana, Maputo.